Greenwashing: o que significa e qual a sua ameaça?

Greenwashing: o que significa e qual a sua ameaça?

A sustentabilidade têm sido pauta frequente na nossa sociedade. Cada vez mais os consumidores buscam por produtos, serviços e soluções ecológicas que, além de atender as demandas do dia a dia, não prejudiquem o meio ambiente – os chamados eco-friendly. Portanto, é necessário se atentar os perigos do greenwashing e a importância de se atentar ao discurso apresentado pelas empresas que consumimos.

No entanto, nem tudo que parece sustentável realmente é. Isso acontece porque algumas empresas constroem um discurso ecologicamente correto, mas não adotam ações que diminuam o impacto no meio ambiente. Essa prática é chamada greenwashing e é mais comum do que imaginamos. Por isso, se torna indispensável um cuidado e atenção dobrada ao analisar suas compras.

Significado

O termo vem da língua inglesa, significando “lavagem verde” e, além de fazer referência aos falsos “discursos verdes”, também é utilizado para caracterizar ações que agridem o meio ambiente, mas são “maquiadas” para parecerem sustentáveis. Uma enganação sem fim que faz com que a confiança dos consumidores diminua, mesmo quando se trata de produtos realmente sustentáveis e empresas com práticas socioambientais válidas. Essa perda de confiança acarreta uma má reputação que raramente volta a ser o que era antes.

Dentre as práticas mais comuns de greenwashing cometidas por algumas empresas estão: a mudança de embalagens, identidade visual e porta-vozes, para persuadir o consumidor e levá-lo a acreditar que de fato a organização está preocupada e agindo em prol do meio ambiente.  Além disso, falsos produtos ecológicos não trazem detalhes nos rótulos e embalagens, omitindo informações e utilizando termos técnicos e complexos, para que o público em geral não entenda a composição, por exemplo. Para saber mais sobre os produtos da YVY, clique aqui.

Para evitar cair em um discurso ou ações de greenwashing, a melhor solução é se atentar aos serviços e produtos que você consome, lendo todas as informações disponíveis e pesquisando os termos que tiver dúvidas, em fontes confiáveis. Adicionalmente, verifique se o produto tem selos e certificações ambientais, como o Selo Ecológico ABNT, única certificação nacional para produtos sustentáveis reconhecida internacionalmente.

Greenwashing no Brasil:

No Brasil, o CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) tem adotado medidas para combater o greenwashing, proibindo que empresas divulguem características de sustentabilidade sem comprovar tais aspectos, protegendo os consumidores de informações falsas ou enganosas. Empresas que não cumpram com essas diretrizes podem ser denunciadas a qualquer momento.

A YVY traz um novo jeito de limpar sem sujar a sua casa. Confira a nossa linha de limpeza natural, eficiente e sustentável!

No Dia da Terra dê adeus aos Absurdos da Limpeza

No dia da terra a YVY te convida a pensar sobre o absurdo mundo dos absurdos da limpeza e no mal que ele faz à você e ao planeta.

Coifa do fogão: conheça a melhor forma de limpar

A coifa do fogão é uma ótima aliada para filtrar o ar da cozinha e absorver a gordura e odores durante o preparo dos alimentos. Você sabe como manter esse equipamento devidamente higienizado? Confira no blog YVY!