Lavanda: as principais características e benefícios

Lavanda: as principais características e benefícios

Um aroma marcante e popularmente conhecido, a lavanda, também denominada alfazema, é uma planta originária dos cerrados mediterrâneos, característicos por áreas montanhosas e ensolaradas, e é amplamente utilizada desde a Antiguidade Clássica. Confira agora os principais benefícios dessa flor com tons vibrantes de lilás/violeta e com uma fragrância suave e pura.

 

  • Propriedades medicinais: A sua composição conta com propriedades terapêuticas, dentre as quais estão as propriedades anti-inflamatória e cicatrizante, analgésica, antidepressiva, antirreumática e antiespasmódica (previne espasmos no estômago, útero e/ou bexiga).
  • Tratamento de distúrbios: Devido às suas características medicinais e terapêuticas, a alfazema pode ser usada para tratamento de problemas de pele, distúrbios respiratórios (asma, bronquite, congestão nasal e afins), dores musculares, cólicas abdominais, estresse e ansiedade. Adicionalmente, dado a presença de tanino, óleo essencial e sais minerais, a lavanda ajuda a estimular o sistema nervoso.
  • Chá pra toda hora: é possível fazer chá das flores da lavanda e este é um ótimo aliado no tratamento de problemas digestivos, dores corporais, dor de cabeça, problemas cardíacos e respiratórios, náuseas e insônia. Além disso, este chá é ótimo para a manutenção da saúde da pele. Bônus: enquanto o chá fica pronto, o aroma é espalhado pelo ar, possibilitando uma sensação de conforto, graças à fragrância da flor.
  • Óleo essencial: O óleo essencial de lavanda é frequentemente utilizado na aromaterapia, na produção de cosméticos, em massagens para aliviar dores, bem como na desinfecção de feridas, além de ser um bom hidratante corporal.
  • Na culinária: a lavanda é comumente usada na produção de mel gourmet, sorvetes, biscoitos e até mesmo na aromatização de vinhos. Por se tratar de uma planta da mesma família do alecrim, é possível utilizar a planta em pratos culinários como, por exemplo, carne, sopas, pães, molhos, saladas, bolos e azeites.
  • Fragrância que traz conforto: o seu aroma pode causar sensação de bem-estar físico e emocional, assim como tranquilidade e relaxamento. Por se tratar de uma fragrância fresca e leve é capaz de melhorar o astral do ambiente. Quer aliar o poder calmante da lavanda com uma limpeza eficiente e prática? Fácil, é só usar o Desinfetante YVY, o único desinfetante natural do mercado certificado pela ANVISA e que tem alto poder no combate aos micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias.

 

Curiosidades sobre a lavanda

  • Para produzir um litro do óleo essencial de lavanda é necessário, aproximadamente, 500 quilos da planta;
  • Existem cerca de 40 espécies de lavanda, sendo os principais tipos: Lavandula angustifolia (Lavanda inglesa), Lavandula dentata (Lavanda francesa), Lavandula hybrida (Lavandim) e a Lavandula latifolia.
  • Além da clássica flor lilás, há variantes da lavanda nas cores azul, branca, rosa, vinho e amarela;
  • Nos Estados Unidos há um festival de lavanda, o “Oregon and Sequim Lavender Festival”;
  • Em 2006, na cidade de Gramado (Rio Grande do Sul) foi fundado o primeiro jardim de lavandas do Brasil, o Le Jardin Jardins-Lavandas-Bistrô, no qual é possível adquirir mudas de diferentes espécies, conhecer a estufa de produção de flores e até mesmo fazer ensaios fotográficos.

No Dia da Terra dê adeus aos Absurdos da Limpeza

No dia da terra a YVY te convida a pensar sobre o absurdo mundo dos absurdos da limpeza e no mal que ele faz à você e ao planeta.

Coifa do fogão: conheça a melhor forma de limpar

A coifa do fogão é uma ótima aliada para filtrar o ar da cozinha e absorver a gordura e odores durante o preparo dos alimentos. Você sabe como manter esse equipamento devidamente higienizado? Confira no blog YVY!