Pia da cozinha: como limpar e desinfetar adequadamente

Pia da cozinha: como limpar e desinfetar adequadamente

Há quem diga que a cozinha é o melhor cômodo da casa, onde a família e os amigos se reúnem para papear e trocar ideias enquanto preparam aquele almoço de domingo. Porém, você sabia que a pia da cozinha é um dos lugares que mais acumulam germes e bactérias? Isso acontece por conta da constante umidade, fator propício para a proliferação de bactérias e fungos. Por isso, manter a pia da cozinha sempre limpinha e desinfetada é a melhor opção para se livrar dos microrganismos indesejados, além de sempre deixar aquele cheirinho fresco e agradável.

Confira o passo a passo que o Anderson Silva, do Falando em Faxina, nos ensinou e tenha a certeza de que a sua pia da cozinha estará sempre muito bem higienizada.

  • Limpeza regular

É importante que a limpeza da pia da cozinha seja feita diariamente, principalmente após lavar as louças. Comece retirando os restos de alimentos que ficam presos no filtro do ralo e descarte-os no lixo orgânico. Caso você não tenha o filtro, é importante adquiri-lo pois previne possíveis entupimentos.

  • Lava Louças YVY + Água = Combinação perfeita

Para lavar a cuba utilize uma esponja macia ou um pano limpo com água morna e o Lava Louças YVY, um detergente neutro totalmente natural. Esfregue bem todas as partes da pia da cozinha. A limpeza dos cantos menores, como bordas, torneira e ralo, pode ser feita com uma escovinha, utilizando a mesma mistura de água e detergente.

  • Xô, germes e bactérias!

Para desinfetar a pia da cozinha, finalize com o Desinfetante YVY, o único desinfetante 100% natural certificado pela ANVISA, com ação bactericida, fungicida, tira limo e eliminador de odores. Borrife o produto em toda a superfície, deixe agir por 30 segundos e retire o excesso com um pano limpo.

Dica de Ouro:

Não utilize esponjas de aço ou outros itens abrasivos para fazer a limpeza, pois esses produtos podem danificar a superfície da  pia da cozinha.  Além disso, nunca deixe água acumulada sobre o tampo, assim que terminar de lavar os alimentos ou a louça, utilize um rodinho para puxar toda a água para dentro da cuba. Lembre-se que a umidade é um prato cheio para as bactérias.

Atenção!

Cuide do meio ambiente, nada de jogar óleo ou gorduras no ralo da pia da cozinha, esses materiais precisam ser descartados corretamente, já que apenas um litro de óleo é capaz de  contaminar até 20 mil litros de água.

Coifa do fogão: conheça a melhor forma de limpar

A coifa do fogão é uma ótima aliada para filtrar o ar da cozinha e absorver a gordura e odores durante o preparo dos alimentos. Você sabe como manter esse equipamento devidamente higienizado? Confira no blog YVY!

Produto Biodegradável: Entenda o que é e conheça os benefícios

Com decomposição mais rápida quando comparada aos produtos convencionais, o produto biodegradável tem se popularizado nos últimos anos e é uma das alternativas possíveis para mitigar os impactos negativos no meio ambiente.