Pirâmide Olfativa: saiba como as fragrâncias são classificadas

Pirâmide Olfativa: saiba como as fragrâncias são classificadas

Uma das melhores formas de conhecer a estrutura de uma determinada fragrância é entender como as famílias olfativas (floral, frutal, chipre, cítricos, oriental, amadeirado, etc.) são dívidas e, posteriormente, identificar a formação da pirâmide olfativa – um método de classificação de três etapas que se baseia na ordem em que as notas olfativas da fragrância evaporam e dão lugar a um novo aroma, ou seja, a ordem que sentimos os diferentes cheiros presentes em um mesmo perfume, shampoo, produto de higiene pessoal, cosmético ou de limpeza.

 

Conheça agora os três grupos que compõe a pirâmide olfativa e suas principais características:

Notas de saída (topo ou cabeça):

Estão no topo da pirâmide olfativa e são as primeiras a serem sentidas pelo nosso olfato. Além disso, são as de menor peso molecular, mais voláteis (evaporam mais rápido) e, por se tratar da primeira impressão, costumam ser mais leves e frescas. Por isso, normalmente fazem parte da composição desse grupo da pirâmide olfativa os ingredientes cítricos, aromáticos e/ou aquosos.

Notas de corpo (ou coração):

Estão no meio da pirâmide olfativa, são mais fortes e evaporam mais lentamente em comparação às de saída, por isso, são as responsáveis por dar um toque de personalidade e identidade à fragrância. Geralmente esse grupo conta com matérias-primas das famílias floral e frutal.

Notas de fundo (ou base): 

É a base da pirâmide olfativa, com ingredientes mais expressivos e de maior peso molecular. Trata-se do aroma que mais demora para evaporar, por ser mais pesado e quente, como, por exemplo, aqueles encontrados nas famílias dos amadeirados, ambarados, orientais, resinados e especiados.

Não se esqueça:

Apesar das famílias tenderem a estar em um dos três grupos da pirâmide olfativa, algumas podem estar presentes em diferentes posições. Por exemplo, floral pode estar tanto no corpo como na saída e amadeirada pode estar presente na base ou no corpo. Não há regras ou roteiros fixos a serem seguidos, tudo vai depender da composição e da identidade que uma determinada fragrância pretende passar. É justamente essa gama de possibilidades de combinações da pirâmide olfativa que faz com que os produtos YVY tenham aromas exclusivos, criados especialmente para deixarem as casas com aquele cheirinho de limpeza inconfundível.

No Dia da Terra dê adeus aos Absurdos da Limpeza

No dia da terra a YVY te convida a pensar sobre o absurdo mundo dos absurdos da limpeza e no mal que ele faz à você e ao planeta.

Coifa do fogão: conheça a melhor forma de limpar

A coifa do fogão é uma ótima aliada para filtrar o ar da cozinha e absorver a gordura e odores durante o preparo dos alimentos. Você sabe como manter esse equipamento devidamente higienizado? Confira no blog YVY!