VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Bucha de Plástico: os impactos ao meio ambiente!

A bucha de plástico que usamos para lavar louça pode carregar centenas de bactérias e ainda prejudica o meio ambiente. Confira algumas alternativas mais ecológicas!

Você sabia que aquela bucha de plástico amarela e verde que você usa para lavar a louça é cheia de bactérias? Pois é! De acordo com um estudo divulgado pela Revista Forbes, a bucha de plástico feita para lavar louça tem mais bactérias do que o vaso sanitário. Eles analisaram centenas de buchas usadas (incluindo algumas que são higienizadas regularmente) e encontraram 362 tipos de bactérias dentro desse utensílio de cozinha. Uma parte dessas bactérias encontradas não eram as benignas, e sim algumas que causam doenças e outros sérios problemas em nós, humanos. Em outras palavras, a sua bucha amarelinha é lar para milhares de germes e microrganismos.

O problema é ainda pior

Como se o impacto na sua saúde não fosse o suficiente, o planeta também sofre. Buchas de plástico são ruins para o meio ambiente porque possuem uma vida útil muito curta, geralmente durando entre 15 e 30 dias. Elas são feitas de fibras sintéticas que poluem os grandes corpos de água, como rios e oceanos, já que não são biodegradáveis. Sendo assim, são acumuladas na natureza, prejudicando todo o ciclo de vida presente.

Opera Instantaneo 2022 07 04 165317 www.canva .com

Buchas de plástico: quanto tempo levam para se decompor?

Bucha de plástico é composta de cloreto de polivinila (PVC), o que as tornam não biodegradável. Elas podem levar centenas de anos para se decomporem. Além disso, elas soltam microfibras de plástico enquanto são usadas, contaminando ainda mais as nossas águas.

Um dos maiores problemas que essas buchas causam é esse. Ao lavar a louça com buchas de plástico, você está soltando pedaços de plástico que descem pelo ralo. Quando os microplásticos chegam ao oceano, os animais marinhos ingerem esse plástico sem saber, causam problemas sérios na sua saúde e até morte. E, se você pensar no tanto de louça que é lavada por dia no mundo, vai entender o tamanho do problema!

E qual é a alternativa?

Aqui no blog YVY, não falamos só do problema. Trazemos a solução! Por isso, se liga em algumas alternativas seguras e bem mais sustentáveis para a bucha de plástico sintética.

Opera Instantaneo 2022 07 04 165146 www.canva .com

Bucha Natural

Essa é aquela bucha que você provavelmente já usou para tomar banho. Sim, aquela com as sementinhas dentro dela. Essa bucha ou esponja vegetal é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira. Ela é cultivada pelas fibras que possui, que viram as buchas que nós conhecemos e amamos.

Além dela ser mais gentil com a nossa pele, ela também não tem o mesmo perigo de riscar os utensílios, como as buchas duras de plástico. São ótimas como uma alternativa ecológica.

Opera Instantaneo 2022 07 04 165219 www.canva .com

Tawashis

Esse você talvez não tenha ouvido falar, mas garantimos que também é ótimo para lavar a louça! Tawashis são escovas de esfregão japonesas, tradicionalmente feitas com fibra de coco e metal. Ela é muito parecida com as escovas de cerdas naturais, porém, com um benefício a mais. As fibras de coco ou de palma são antimicrobianas! Diversos estudos já mostraram que essas fibras eram super eficazes contra bactérias e germes, promovendo ainda mais saúde dentro da sua casa.

Uma mudança simples pode transformar o futuro do planeta

Com pequenos hábitos, nós moldamos um futuro mais sustentável, ecológico e seguro para todo tipo de vida que aqui habita. Assim como as buchas, diversos outros utensílios na nossa casa podem ser substituídos por alternativas conscientes, como as escovas de dente, por exemplo.

Além disso, você pode começar revolucionando a faxina dentro de casa com os produtos de limpeza naturais YVY! Com ingredientes de origem vegetal, os produtos YVY são super eficazes para a limpeza da casa toda. Além disso, são hipoalergênicos, cruelty free, biodegradáveis e as suas embalagens contam com 2/3 a menos de plástico do que os produtos sintéticos.

Você também pode gostar de ler...