VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom XOALERGIA para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Como limpar eletrodomésticos com segurança?

Para prolongar a vida útil dos eletrodomésticos, assim como evitar a proliferação de microrganismos, uma boa limpeza é necessária. Confira!

Qual foi a última vez que você limpou os eletrodomésticos da sua casa? Apesar de serem imprescindíveis, sobretudo na cozinha, é comum que esses equipamentos passem despercebidos no dia da faxina, não é verdade?

Pensando nisso, para te ajudar a manter os eletrodomésticos limpos e prolongar a vida útil de cada um, criamos este blog.

Ao longo do texto, você vai conferir dicas de como limpar os equipamentos mais comuns da casa, erros que reduzem a vida útil dos aparelhos e quais produtos utilizar para remover as sujidades com segurança.

Boa leitura!

Por que manter os eletrodomésticos limpos?

Você sabia que a falta de limpeza pode causar problemas nos eletrodomésticos?

Isso acontece porque, a médio e longo prazo, o acúmulo de sujeira compromete o desempenho do aparelho.

Do mesmo modo, a falta de limpeza influencia diretamente na saúde dos moradores, principalmente quando o assunto é eletrodomésticos da cozinha.

Um exemplo claro é a geladeira, um equipamento que, quando não limpo, pode acumular mais de 2 milhões de bactérias.

Além disso, devido à alta umidade, a máquina de lavar roupas e a de lavar louças são outros exemplos de lugares propícios para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.

Mas, e se a gente te contar que a importância de manter os eletrodomésticos limpos não para por aí?

Ao conservar os equipamentos limpos e com a manutenção em dia, você colabora com o meio ambiente, pois, uma vez que a vida útil é prolongada, menos descarte é gerado. Agora, por que a questão do descarte é tão importante?

Bem, estima-se que, anualmente, 2 milhões de toneladas de eletroeletrônicos são descartadas no Brasil. Segundo pesquisa da Green Eletron, o país é o quinto maior produtor de resíduos eletroeletrônicos do mundo. Um dado alarmante!

É por isso que, para além de um cuidado com a saúde e bem-estar dos moradores, a limpeza dos eletrodomésticos também significa um cuidado para com o meio ambiente.

Principais erros que reduzem a vida útil dos eletrodomésticos?

Agora que você já sabe a importância da limpeza dos eletrodomésticos, vamos falar sobre os principais erros que reduzem a vida útil desses equipamentos. Dá só uma olhada!

Erro 1: utilizar produtos abrasivos e que danificam as superfícies, como cloro, alvejantes e água sanitária.

Erro 2: ultrapassar a quantidade máxima indicada pelo fabricante, sobrecarregando o equipamento.

Erro 3: utilizar produtos de limpeza em excesso.

Erro 4: não verificar no manual qual o ciclo ou frequência indicada para cada item.

Erro 5: utilizar o lado poroso da bucha ou esponjas de aço na hora de lavar as peças, riscando e danificando as superfícies.

Erro 6: sobrecarregar o motor da geladeira guardando pratos quentes ou deixando a porta aberta durante muito tempo.

Erro 7: encostar a geladeira ou o micro-ondas na parede, impedindo a passagem de ar.

Como limpar o fogão?

Para limpar o fogão da sua casa de forma segura, a melhor opção é contar com o Limpeza Pesada Desengordurante YVY, um produto totalmente natural e eficiente.

Com o auxílio de uma bucha macia, após borrifar o produto sobre o fogão, esfregue toda a superfície e finalize com um pano limpo.

E quanto ao forno do fogão? Bem, para essa parte criamos um blog específico. Acesse o passo a passo completo!

 Como limpar a máquina de lavar?

Como vimos anteriormente, a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais tendem a acumular microrganismos, devido à concentração de umidade. Por isso, uma limpeza periódica é fundamental!

Atualmente, alguns modelos já contam com a função de autolimpeza, se este não for o caso da sua máquina, basta selecionar o ciclo completo para realizar a higienização.

O processo de limpeza é simples: no dispenser da máquina, despeje o conteúdo de uma cápsula do Desinfetante YVY, ligue o eletrodoméstico e espere o ciclo de lavagem finalizar.

Ah, e não se esqueça de reaproveitar a água para lavar a calçada, o quintal ou a varanda!

Como limpar a geladeira?

Para a limpeza da geladeira você vai precisar de dois produtos: o Lava Louças e o Multiuso YVY.

Enquanto o primeiro produto é indicado para lavar as peças removíveis do eletrodoméstico, como gavetas e prateleiras, o segundo é ideal para eliminar sujeiras superficiais, como grãos de comida e manchas de bebida.

No entanto, para uma higienização completa, é recomendável, ao menos uma vez por mês, realizar uma limpeza pesada na geladeira. Nesse caso, basta seguir o passo a passo que preparamos!

Como limpar o micro-ondas?

Se tem um eletrodoméstico que facilita a rotina do dia a dia é o micro-ondas. Mas, você sabe como limpá-lo com segurança?

A resposta está nos produtos naturais de limpeza.

Para limpar, remova o prato do micro-ondas e lave-o na pia da cozinha utilizando algumas gotas do Lava Louças. Enxágue em água corrente.

Para a parte interior do micro-ondas, use um pano macio levemente umedecido com Multiuso e remova toda a sujeira de forma prática.

Quer saber mais sobre como limpar diferentes eletrodomésticos, superfícies e ambientes da casa? Conheça o Blog YVY e entenda como a limpeza natural pode contribuir com a saúde do seu lar!

 

Você também pode gostar de ler...