Como prolongar a durabilidade das roupas?

Chamada Como prolongar a durabilidade das roupas?

Já parou para pensar em quanto você economizaria se conseguisse prolongar a durabilidade das roupas? E, além do lado econômico, quantos resíduos têxteis você deixaria de gerar anualmente?

É disso que vamos falar no artigo de hoje. Afinal, cuidar das roupas pode ser mais simples do que parece e causar benefícios que você nem imagina. Acompanhe a leitura e fique por dentro desse assunto!

A indústria têxtil e a superprodução de roupas

Antes de falarmos sobre como aumentar a durabilidade das roupas, achamos pertinente resumir algumas informações da indústria têxtil no mundo.

Dessa forma, será possível entender o porquê a simples ação de cuidar mais das roupas pode reduzir o consumo e, consequentemente, mitigar os impactos no meio ambiente.

Segundo o  Apparel Industry Overproduction Report, anualmente cerca de 150 bilhões de peças de roupas são produzidas no mundo — o suficiente para fornecer, aproximadamente, 20 peças para cada pessoa na Terra.

Contudo, os dados não param por aí, já que 30% do que é produzido nunca é vendido. Muita coisa, né?

Esse excesso produtivo não só significa desperdício de tempo, dinheiro e recursos naturais, como também um impacto direto no meio ambiente.

Por isso, provavelmente agora você está se perguntando algo como: “se existe essa superprodução todos os anos, por que as empresas simplesmente não reduzem a quantidade?”

A resposta para essa pergunta está, segundo o estudo, em quatro fatores:

  • Mudanças nas preferências do consumidor: atualmente, os perfis de compra e as preferências dos consumidores mudam de maneira rápida e constante. Consequência? As marcas passam a acompanhar esse ritmo.

É neste contexto que o conceito fast fashion (“moda rápida”) ganha destaque: um cenário em que se produz, consome e descarta roupas em ritmo acelerado.

  • Economia financeira: sabe quando você vai às compras e um produto em atacado sai mais barato que no varejo? De maneira simplificada, a lógica das empresas vai por esse caminho.

Quanto mais peças de roupas são encomendas aos fabricantes, mais barato sai a unidade. Dessa forma, é possível aumentar a margem de lucro e até mesmo criar promoções para o consumidor final.

  • Consumo em excesso: consumidores que compram em excesso, geram demanda e, em consequência, as marcas tendem a criar estoque para atender possíveis compras de última hora.
  • Previsões de mercado imprecisas: a superprodução de roupas também se deve a previsões de vendas imprecisas por parte das empresas do mercado têxtil.

O que acontece com as roupas não vendidas?

Uma vez que uma parcela significativa das peças produzidas não são vendidas, o que acontece com elas?

A verdade é que não há uma regra geral, cada empresa escolhe um caminho. No entanto, muitas marcas optam por uma das seguintes opções: criar outlets, incinerar o excedente ou descartar no meio ambiente.

Não precisamos dizer que as duas últimas opções são extremamente danosas ao ecossistema, certo? Seja pela emissão de gases poluentes na atmosfera ou pela contaminação do solo e da água.

Por outro lado, também é verdade que ainda podemos fazer a nossa parte para reduzir esses danos.

Como? Adotando hábitos de consumo consciente e cuidando melhor das peças de roupas que já temos!

gastos com produtos de limpeza como planejar

Como aumentar a durabilidade das roupas?

Com os devidos cuidados, a vida útil das roupas pode ser prolongada. Por isso, separamos 10 dicas de como garantir que suas peças durem mais tempo e permaneçam em excelentes condições de uso. Dá só uma olhada!

Dica 1: Siga as instruções das etiquetas.

Antes de lavar as roupas verifique as etiquetas. Assim você saberá se as peças são delicadas, qual o material utilizado, se devem ser passadas ​​a ferro ou não e outras instruções necessárias para conservá-las por mais tempo.

Dica 2: diminua o número de lavagens.

Se a roupa não estiver manchada, suja ou cheirando mal, use-a mais de uma vez. Calças jeans, por exemplo, são resistentes e podem ser usadas mais de um dia antes de serem lavadas.

Dica 3: separe as roupas antes de lavar.

Para aumentar a durabilidade das roupas, separe as peças por cores e texturas antes de lavar. Por exemplo, tecidos como a seda e a lã são mais delicados e, por essa razão, devem ser lavados em um ciclo propício.

Dica 4: lave a roupa ao avesso.

Uma dica fundamental que prolonga a durabilidade das roupas é lavá-las ao avesso. Dessa forma, as costuras, os detalhes e as cores das peças ficam protegidas durante a centrifugação.

Dica 5: use os ciclos adequados.

Não use o mesmo ciclo para todos os tipos de tecidos. Confira no manual da sua máquina de lavar quais são os ciclos de lavagem e para quais peças eles são indicados.

Importante: lavar a roupa na água fria retém melhor a cor do tecido.

Dica 6: respeite o limite da sua máquina de lavar.

Além de escolher o ciclo correto para cada categoria de tecido, é necessário respeitar o limite de peso estabelecido pelo fabricante da máquina.

Sobrecarregar o eletrodoméstico não só prejudica a vida útil deste, como também não lava corretamente as roupas.

Dica 7: abandone o uso da água sanitária.

Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar: o uso de produtos de limpeza abrasivos e sintéticos, como a água sanitária, diminui a durabilidade das roupas. Por isso, em casos de manchas, o ideal é lavar o quanto antes.

Em outras palavras, quanto mais recente a mancha estiver, mais fácil será removê-la.

Dica 8: use o produto ideal.

Quer aumentar a durabilidade dos tecidos? Conte com um lava roupas natural, livre de componentes químicos sintéticos.

O Lava Roupas YVY, por exemplo, além de limpar sem estragar ou enrijecer as fibras dos tecidos, dispensa o uso de amaciantes.

Além disso, graças a sua nova fórmula, é altamente eficiente na remoção de manchas, tem melhor retenção das cores da fibra e garante maior facilidade na hora de passar as roupas, pois reduz as dobras e os vincos.

Dica 9: deixe secar naturalmente

Sempre que possível, prefira pendurar as roupas no varal e deixá-las secar naturalmente. Isso porque as máquinas de secar acabam danificando as peças e, em alguns casos, encolhendo os tecidos.

Adotar esse simples hábito te ajudará a prolongar a durabilidade das roupas!

Produtos de limpeza concentrados descubra os benefícios 1

Dica 10: tenha cuidado como e onde armazena as roupas

Antes de armazenar as roupas limpas, verifique se o armário está com mofo ou focos de umidade.

Do mesmo modo, use cabides para pendurar as peças delicadas e sacos a vácuo para aquelas que não são utilizadas com frequência.

Agora que você já sabe como cuidar mais das suas roupas, prolongar a vida útil dos tecidos e, consequentemente, mitigar os impactos no ecossistema, confira também nosso artigo sobre como economizar na limpeza dos ambientes da casa!