Dermatite: produtos de limpeza podem causar?

21 06 Dermatites causadas por produtos de limpeza

Com certeza você conhece alguém que já teve irritação na pele após usar algum produto de limpeza. Esse tipo de reação alérgica é mais comum do que imaginamos. Porém, com o uso dos produtos certos, pode ser evitada.

Mas, afinal, o que é dermatite de contato?

A alergia na pele decorrente do uso de produtos de limpeza muitas vezes é classificada como dermatite de contato, uma inflamação que tem como sintomas: erupção cutânea, coceira, vermelhidão, surgimento de bolhas, dor, aumento da sensibilidade e descamação da pele. E, apesar de não oferecer risco de vida, se não tratada pode causar complicações a longo prazo.

Confira agora quais são os 3 tipos de dermatite de contato:

  • Dermatite Irritativa: O tipo mais comum de dermatite. Ocorre quando a irritação na pele acontece por ação direta, causando dor e queimação na área afetada – geralmente mãos, dedos e rosto.
  • Dermatite Alérgica: Ocorre quando determinado alérgeno desencadeia uma reação imunológica, causando, consequentemente, erupção cutânea e bolhas. Neste caso, os alérgenos podem ser ingredientes presentes em alguns itens de limpeza. Daí a importância de sempre ler os rótulos dos produtos antes de comprá-los.
  • Dermatite Ocupacional: É classificada como dermatite ocupacional as reações desenvolvidas após o contato com agentes nocivos e alérgenos no ambiente de trabalho.

O tratamento da dermatite consiste, primeiramente, na identificação do agente causador, que, no caso dos produtos de limpeza, podem ser detergentes, desinfetantes, desincrustantes, água sanitária, cloro e afins. Na maioria dos casos, uma vez interrompido o contato com essas substâncias químicas, a dermatite tende a reduzir e até mesmo desaparecer. Para um diagnóstico preciso, é imprescindível consultar um médico especialista.

Os pets também podem desenvolver dermatites?

Os animais de estimação não só podem desenvolver dermatites como também podem sofrer por mais tempo, caso o dono demore a notar as alterações na pele do animal, como, por exemplo, prurido, inflamação e manchas. Segundo a médica-veterinária Mariana Caetano Pimentel, muitos produtos de limpeza contêm substâncias químicas corrosivas, ácidas e com um pH muito diferente do pH da pele de cães e gatos, o que causa, consequentemente, uma hipersensibilidade.

Qual a solução?

Para evitar dermatites, bem como outros problemas de saúde, o melhor caminho é trocar os químicos de limpeza por produtos naturais, que não só promovem uma limpeza doméstica eficiente como também garantem o bem-estar dos moradores e pets. Os produtos YVY, por exemplo, são o modelo ideal de produtos de limpeza hipoalergênicos, feitos com ingredientes naturais e com alto desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − catorze =