VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Dia do Combate à Poluição: como diminuir o seu impacto ambiental?

Chamada Dia do combate à poluição: saiba como diminuir o seu impacto ambiental. Ao fundo, imagem de uma pessoa jogando uma garrafa de plástico no lixo.

14 de agosto é o Dia de Combate à Poluição, uma importante data que reforça a necessidade de nos atentarmos aos problemas ambientais do planeta e aos impactos negativos que nossas ações causam ao ecossistema diariamente.

O que é poluição? Quais seus tipos?

Segundo o dicionário Michaelis, a poluição caracteriza-se pela degradação de qualquer ambiente por meio de substâncias ou ações consideradas poluentes, impactando, consequentemente, na saúde e bem-estar das pessoas, dos animais e, sem dúvidas, da flora e dos recursos naturais.

No geral, pode-se classificar a poluição em seis categorias:

  • 1) Poluição hídrica: afeta as propriedades da água, alterando a composição física e química, comprometendo a sua qualidade e tornando-a inapropriada para o consumo e, em alguns casos, impossibilitando a sobrevivência ou desenvolvimento de espécies marinhas. Além disso, a poluição da água também está atrelada a doenças humanas como cólera, hepatite A, febre tifóide e ascaridíase (lombriga).
  • 2) Poluição atmosférica: refere-se a alteração da composição e qualidade do ar, desencadeando processos como chuva ácida, aquecimento global e diminuição da camada de ozônio. Normalmente, esta categoria de poluição é causada pelas substâncias tóxicas emitidas por automóveis, indústrias e atividades pecuárias. Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar mata anualmente mais de sete milhões de pessoas.
  • 3) Poluição do solo: acumulação de resíduos e substâncias poluentes no solo, como, por exemplo, produtos agrícolas (agrotóxicos e fertilizantes) e petroquímicos. Diretamente relacionada ao descarte incorreto de lixo em locais inadequados e à falta de saneamento básico – impactando a saúde do planeta como um todo.
  • 4) Poluição sonora: causada pelo excesso de sons e ruídos, comumente identificado em centros urbanos, este tipo de poluição eleva os níveis de estresse e, no longo prazo, pode ocasionar a perda parcial ou total da audição por parte das pessoas que foram expostas ao excesso sonoro.
  • 5) Poluição visual: gerada pela quantidade excessiva de elementos visuais, tanto em locais externos quanto internos, torna os ambientes menos agradáveis e causa desconforto espacial.
  • 6) Poluição radioativa (ou nuclear): considerada o tipo mais perigoso de poluição, está relacionada a eliminação de componentes radioativos na atmosfera. Causa danos irreversíveis à natureza e à saúde humana – como mutações, deformações congênitas e câncer.

Como diminuir o impacto ambiental?

Um dos pilares do Dia do Combate à Poluição é o cuidado com a saúde, o respeito à natureza e a adoção de práticas sustentáveis que devem ser tidos como prioridades e guiar nossas escolhas e ações. Neste sentido, algumas atitudes diárias podem contribuir ativamente na mitigação dos impactos causados pelos diferentes tipos de poluição no meio ambiente. Confira:

  1. Separe o lixo para que este possa ser reciclado;
  2. Gere menos resíduos. Troque materiais descartáveis, como copos e sacolas, por itens reutilizáveis;
  3. Reduza o consumo de energia elétrica – aproveite a iluminação natural;
  4. Faça uso consciente da água;
  5. Apoie ONGs de impacto socioambiental;
  6. Plante árvores;
  7. Não descarte o óleo de cozinha no ralo da pia. Leve-o a um posto de coleta ou à uma cooperativa especializada;
  8. Dê preferência para alimentos orgânicos – prefira aqueles cultivados localmente;
  9. Utilize adubo orgânico em jardins e hortas;
  10. Leia os rótulos e priorize embalagens biodegradáveis ou recicláveis;
  11. Sempre que possível, prefira deslocar-se a pé ou de bicicleta. Adicionalmente, evite veículos a diesel;
  12. Descarte pilhas e baterias em locais apropriados ou devolva ao fabricante via logística reversa;
  13. Não descarte medicamentos no vaso sanitário;
  14. Abandone os produtos petroquímicos de limpeza e invista em produtos naturais YVY. Além de serem mais saudáveis por não conterem substâncias agressivas, também contam com ingredientes biodegradáveis e produzem 2/3 a menos plástico para o meio ambiente. Um pacote completo de benefícios, né?

 

Está pronto para começar a sua jornada para um futuro melhor, no Dia do Combate à Poluição e no resto do ano também? Saiba como YVY pode te ajudar e venha fazer parte da revolução!