VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Hora do Planeta: como participar e fazer a sua parte?

Hora do Planeta: como participar e fazer a sua parte? Ao fundo, imagem de uma criança desenhando um planeta Terra com giz no chão.

Criada pela World Wide Fund for Nature, WWF, a Hora do Planeta é um dos maiores movimentos sustentáveis do momento. O seu objetivo é conscientizar a população e empresas sobre os desafios socioambientais, a emergência climática e sobre a perda da biodiversidade. Todo ano, às 20 horas e 30 min, apoiadores de mais de 190 países e territórios se unem e tomam a iniciativa em levar atenção para esses problemas que enfrentamos. Durante uma hora, são desligados todos os aparelhos eletrônicos que não são essenciais como um símbolo de comprometimento com o nosso planeta. O nosso lar.

Esse ano, a Hora do Planeta será realizado no dia 26 de março, sábado.  Quer saber mais sobre como esse dia começou e a importância de participar? Continue lendo!

Onde tudo começou

A primeira Hora do Planeta foi realizada em 2007. A ideia para esse evento foi levantada pela primeira vez em 2004 em Sidney, Austrália. O objetivo era traçar estratégias de como envolver a sociedade como um todo no tema das mudanças climáticas. A Hora do Planeta foi construída durante os próximos anos e em 31 de março de 2007, foi feita a primeira edição. Com 2,2 milhões de residências e empresas desligando suas luzes por uma hora, este evento foi um sucesso enorme e, desde ontem, vem crescendo cada vez mais.

A primeira edição foi tão inspiradora que no ano seguinte 35 países e mais de 50 milhões de pessoas participaram do evento. Além das pessoas, diversos pontos turísticos participaram junto, como a Torre Eiffel, a Torre CN de Toronto e até o Coliseu, em Roma. Além disso, o Google, gigante da internet, também reconheceu a importância, tornando a sua página inicial escura durante todo o dia da Hora do Planeta.

Qual a importância da Hora do Planeta?

A Hora do Planeta pode parecer um simples movimento para economizar energia, mas é muito mais que isso. É um movimento que unifica as pessoas ao redor do mundo por um propósito maior, promovendo mudanças legislativas e levantando discussões importantes sobre a saúde do nosso planeta, não só sobre energia, mas sobre a poluição por petroquímicos, a quantidade absurda de plásticos no oceano e muito mais. Reduzir a sua pegada de carbono em todos os aspectos da sua vida é essencial para um futuro mais saudável para todos, Preservar o patrimônio natural do nosso planeta é o maior objetivo da Hora do Planeta.

Como você pode ajudar?

Durante os 60 minutos da hora do planeta (entre 20:30 e 21:30 do dia 26 de março), desligue todos os equipamentos eletrônicos que não sejam essenciais na sua casa. Aproveite esse tempo para se conectar com quem você mora e refletir sobre as mudanças que você quer ver no mundo e como você pode ajudar a fazê-las acontecerem.

No entanto, a Hora do Planeta não é sobre aquela uma única hora. Você pode tomar essa iniciativa de sustentabilidade e saúde durante o ano todo.

Mudanças de hábitos

Economizar energia, reduzir a sua pegada de carbono e adotar um consumo consciente são hábitos que parecem pequenos, mas fazem uma grande diferença a longo prazo. Ademais, uma das formas de começar é questionando sobre os produtos e serviços que você consome durante o ano. O que é realmente necessário? O que eu posso viver sem? Quais produtos substitutos e mais sustentáveis eu posso adquirir?

Produtos de limpeza naturais e sustentáveis

Um dos maiores propósitos de YVY é mostrar para as pessoas que não é necessário acabar com o planeta e com a saúde só para limpar a casa. Você pode fazer a diferença usando produtos de limpeza 100% naturais e biodegradáveis que limpam a sua casa com eficiência e sem nenhum ingrediente que prejudica você, sua família ou o meio ambiente. Além disso, YVY conta com 2/3 a menos de plástico do que os produtos sintéticos do mercado. Portanto, isso significa menos embalagens descartadas no meio ambiente e menos CO2 durante o processo de produção e distribuição.

Pequenos hábitos causam grandes impactos. Revolucione de dentro da sua casa. Conheça os kits YVY!