Indústria Fast Fashion: qual o seu impacto?

Frequentemente reforçamos aqui no Blog YVY que nossas ações individuais têm consequências ambientais, sejam estas em maior ou menor grau. E com o consumo de roupas não é diferente. Por isso, hoje vamos falar sobre a indústria fast fashion!

Acompanhe a leitura e descubra o que é a chamada “moda rápida”, qual sua relação com a poluição ambiental e como contribuir para a redução dos impactos dos produtos têxteis na natureza.

Boa leitura!

O que é fast fashion?

De forma simples, podemos dizer que o conceito de fast fashion refere-se aos grandes volumes de roupas produzidos pela indústria da moda. Essas peças têxteis, por sua vez, são fabricadas seguindo tendências passageiras, em um cenário de consumo acelerado.

Segundo especialistas,  a indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta e, com a ascensão do mercado fast fashion, se tornou ainda mais prejudicial ao meio ambiente.

Uma das causas é que, ao contrário do modelo tradicional que se baseia em coleções primavera/verão e outono/inverno, a indústria da moda rápida produz dezenas de coleções por ano.

Contudo, para sustentar esse modelo de produção rápida, muitas marcas utilizam material de baixa qualidade e durabilidade, visando garantir preços mais atrativos. Consequência? Produzem roupas praticamente descartáveis. Um looping eterno de consumo!

Igualmente, esse caráter de “tendência” da moda rápida, gera nos consumidores uma ideia de urgência e, de certo modo, exclusividade. Mas, sendo bem realistas, sabe o que é verdadeiramente urgente? Mitigar os impactos na natureza e proteger o meio ambiente!

becca mchaffie Fzde 6ITjkw unsplash

A indústria fast fashion e o consumo desenfreado

Infelizmente, o consumismo é um dos principais motivos para a proliferação da indústria fast fashion.

Clientes querem novas roupas, empresas produzem em massa, roupas “antigas” são descartadas, tendências criadas e novas coleções lançadas e compradas. Tudo isso em um curto espaço de tempo.

Segundo o New Textiles Economy, um relatório da Ellen MacArthur Foundation, globalmente, clientes perdem US$ 460 bilhões a cada ano jogando fora roupas que ainda estão em boas condições de uso.

Além disso, estima-se que muitas roupas são usadas de 7 a 10 vezes apenas e, em seguida, jogadas fora, implicando em um descarte constante de resíduos na natureza.

Somado a estes fatores, a popularização do modelo fast fashion resulta no uso excessivo de recursos naturais e na degradação do meio ambiente.

“Uma peça de roupa que usamos menos de 5 vezes e jogamos fora após 1 mês produz mais 400% de emissões de carbono que uma usada 50 vezes e mantida por 1 ano”Havard Business School

Os impactos ambientais da moda rápida

Você sabia que só a produção de roupa, a nível global, representa 10% de todas as emissões de CO2 na atmosfera? Para que você entenda bem esse número, essa é a quantidade emitida por toda a União Europeia. Ou seja, uma porcentagem bem alta!

Além da poluição do ar, a moda rápida, ao produzir massivamente para reduzir custos, é uma das maiores desencadeadoras da poluição do solo, já que muitas das roupas não vendidas, são descartadas irregularmente e/ou incineradas.

Por outro lado, no que se refere a poluição da água, a fabricação de têxteis envolve o uso de produtos químicos tóxicos que, após utilizados, são despejados em rios e, por consequência, chegam aos oceanos, comprometendo a vida das espécies aquáticas.

Adicionalmente, estima-se que para a produção de uma única camiseta de algodão são necessários cerca de 3 mil litros de água, enquanto para um par de calça jeans esse valor salta para os 10 mil litros.

Em resumo: um impacto em todo o ecossistema e tudo isso para satisfazer um consumo exacerbado de clientes que buscam pelas “últimas tendências”.

rio lecatompessy cfDURuQKABk unsplash

7 dicas para contribuir com a redução dos impactos da indústria fast fashion

Nossas escolhas e ações individuais podem e devem fazer a diferença. Confira algumas atitudes que você pode adotar para reduzir os impactos dos produtos têxteis no meio ambiente!

  • Reduza o consumo de roupas. Você não precisa seguir todas as tendências, mas sim as suas reais necessidades.
  • Repare peças de roupas para que possa reutilizá-las.
  • Doe ou revenda roupas.
  • Recicle roupa, garimpe brechós e bazares.
  • Invista em roupas com materiais de qualidade e aposte em marcas eco-friendly.
  • Vai para um evento especial e com dress code? Alugue as peças!
  • Dispense o uso de amaciantes e lave os tecidos com o Lava Roupas Natural YVY, um produto que remove as sujeiras e preserva a fibra das roupas, tendo melhor retenção das cores e prolongando a durabilidade das peças.

Confira todas as características e diferenciais deste produto ecológico acessando: Lava Roupas em Cápsulas YVY.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 9 =