Limpeza de calçados: saiba como higienizar cada tipo!

Limpeza de calcados como higienizar cada tipo

Os hábitos de higiene nunca estiveram tão em alta. Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, mesmo após um ano do início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os brasileiros seguem mostrando preocupação em relação à higiene pessoal e dos espaços domésticos. Para além do cuidado especial com as roupas, é importante redobrar a atenção com a limpeza dos calçados, um processo simples, mas que pode prolongar a vida útil dos sapatos e manter os microrganismos bem longe do seu lar.

Confira agora como fazer a limpeza de diferentes tipos de calçados:

Tecido

Um dos acabamentos mais populares, os calçados de tecidos podem ser lavados com detergente neutro e devem ser secos por completo, pois a umidade pode causar manchas irreversíveis. A escovação deve ser suave, assim você não corre o risco de danificar o tecido ou a costura. No caso dos cadarços e das palmilhas, coloque-os dentro de um saco especial de proteção e lave-os na máquina de lavar, no ciclo delicado, utilizando o seu Lava Roupas YVY.

 Plástico (emborrachados)

Esse tipo de calçado pode ser lavado com detergente neutro em água corrente ou até mesmo ficar de molho – nesses casos, após a escovação, vale deixar o sapato em uma mistura de água e Desinfetante YVY, de modo a potencializar a higienização. Por fim, seque o calçado com um pano limpo ou deixe secar naturalmente em um ambiente arejado.

 Couro natural

Calçados de couro são resistentes e cheios de personalidade e, quando bem cuidados, podem durar por muito tempo. Por isso, devem ser limpos manualmente. Nada de colocá-los na máquina de lavar! Utilize uma esponja macia, remova toda a poeira e, caso necessário, utilize uma mistura de detergente neutro em água para umedecer a esponja e limpar as partes que necessitam de uma limpeza mais pesada. Não mergulhe o seu calçado na água, tá bom? Remova o excesso de umidade com um pano seco e coloque o sapato em um local arejado para secar. Finalize com um creme apropriado para engraxar e hidratar o acabamento.

Couro sintético

Calçados de couro sintético devem ser limpos com uma mistura de água e detergente neutro com o auxílio de uma esponja própria para essa limpeza. Atenção! O couro sintético também não pode ser deixado de molho. Para secar, prefira locais com boa circulação de ar e sem exposição solar direta.

Verniz

Sapatos de verniz, como botas e saltos, devem ser limpos com muita delicadeza, a fim de evitar riscos. Utilize um pano macio umedecido em água para fazer a limpeza. Em seguida, utilize um pano seco para remover possíveis resquícios de água. Deixe o calçado em um ambiente arejado durante algumas horas antes de guardá-lo novamente.

Camurça

Calçados de camurça não podem ser molhados, a limpeza precisa ser feita a seco com o auxílio de uma escovinha apropriada para este material, facilmente encontrada em lojas especializadas ou supermercados.

Não se esqueça do solado!

A sola do calçado é o local que mais acumula sujeiras e microrganismos, por isso, independentemente do material do sapato, deve sempre receber uma atenção especial. Limpe-a com uma mistura de água e detergente neutro, esfregando com atenção cada parte do solado e, para finalizar, borrife o Desinfetante YVY, o único desinfetante natural do Brasil certificado pela Anvisa e com ação antibacteriana realmente comprovada. Ah, não se esqueça: os pares de calçados devem ficar em local arejado, sem incidência solar, até estarem completamente secos – esse processo é fundamental para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Agora que você sabe como cuidar dos seus calçados, que tal dar uma olhada em como limpar o seu celular com segurança?

YVY. Não é limpar. É revolucionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − seis =