Plantas em casa: saiba quais são os benefícios

Chamada Benefícios de ter plantas em casa. Ao fundo, imagem de apartamento com vasos de plantas na parede.

Cróton, cactos, suculentas, samambaias, orquídeas, yucca, espada de São Jorge, peperômia. Não importa o tamanho da sua casa ou quantas pessoas vivem com você, sempre existe uma plantinha que cabe no seu lar. O segredo está em entender as especificidades de cada uma, como cuidar e em qual cômodo ela mais vai se adequar, depois é só escolher um vaso resistente e comprovar os benefícios de ter plantas em casa.

Paz & Tranquilidade

O contato direto com a natureza aumenta a sensação de bem-estar, trazendo paz e tranquilidade para os moradores que optam por ter plantas em casa. Além disso, o hábito de cultivar e cuidar das plantinhas pode contribuir na redução do estresse, da ansiedade e do cansaço mental, sendo usado inclusive no tratamento da depressão.

Cuidado à saúde

Ter plantas em casa pode influenciar positivamente na saúde dos moradores, uma vez que elas melhoram a qualidade do ar, ao filtrá-lo e transformar poluentes, como monóxidos e benzenos, em oxigênio. Por isso, fazem total diferença nos ambientes fechados.

Ativa a criatividade

Em um contexto de ascensão do home office, ter plantas em casa estimula a criatividade no trabalho e pode, segundo estudos de universidades do Reino Unido, melhorar em até 15% a produtividade. Além disso, o processo de decorar a casa com as mudas das plantas também é ótimo para soltar o seu lado mais criativo.

Decoração viva

Plantas em casa trazem um conjunto rico de texturas, cores, sensações e, sem dúvidas, muito frescor aos cômodos, além de darem um toque de personalidade na decoração dos ambientes. Por terem um ritmo de crescimento natural e orgânico, estão sempre a transformar-se, sendo, literalmente, uma decoração viva.

Fragrâncias

Quer ter plantas em casa, mas não abre mão de aromas agradáveis? Então saiba que cultivar flores e plantas aromáticas além de deixar os ambientes naturalmente perfumados, ainda contribui ativamente com o sentido das emoções, o olfato, propiciando, consequentemente, a criação de experiências e memórias olfativas, bem como o aumento da sensação de relaxamento e bem-estar.

Espécies comestíveis

Que tal investir em plantas comestíveis? Decore a sua cozinha com vasos de temperos e ervas, como, por exemplo, manjericão, hortelã, salsinha, pimentão, coentro, cebolinha, alecrim, tomilho e orégano. Assim, além de dar um charme a mais no ambiente, você também contará com folhas e frutos fresquinhos na hora de preparar aquele prato delicioso.

 

Não se esqueça: ter plantas em casa traz muitos benefícios, mas também responsabilidades. Pesquise sobre as características das espécies escolhidas e garanta que elas não morrerão por falta de água ou pelo excesso de luz solar.