Com o objetivo de conscientizar a população e fomentar ações sustentáveis, a semana do meio ambiente, em 2022, inicia-se em 31 de maio e termina em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Acompanhe o texto que preparamos para você e entenda a importância dessa semana!
Origem e propósito da data
Antes de falarmos sobre a semana do meio ambiente, é importante pontuar que o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) surgiu em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia.
Desde que a data foi criada, a ONU promove um evento anual de celebração do meio ambiente. Um encontro cujo propósito é conscientizar cidadãos do mundo inteiro sobre a necessidade de mitigar os danos ao ecossistema.
Além disso, outro pilar trabalhado na data é o incentivo a empresas, chefes de estados e governos para que estes invistam em energias renováveis e limpas — reduzindo, portanto, as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
Em 2022 o evento completa 50 anos e tem como tema “Uma Só Terra”:
No universo há bilhões de galáxias,
Na nossa galáxia há bilhões de planetas,
Mas temos uma só Terra. – ONU
Já em esfera nacional, desde 1981 com o Decreto nº 86.028, o Brasil celebra a semana do meio ambiente. Uma iniciativa criada para apoiar as ações e diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas.
Trata-se de uma semana inteira dedicada a discutir questões ambientais e impulsionar movimentos de preservação dos recursos naturais.
Adicionalmente, durante a semana do meio ambiente cresce a disseminação de conteúdos que visam alertar a população em geral sobre a urgência de proteger a natureza.
O mundo pede socorro!
Se em 1972 o cuidado com o meio ambiente já era uma preocupação, imagine na atualidade, dado que o desequilíbrio ambiental causado pelas ações humanas é cada vez mais catastrófico.
Em 2020, segundo o World Resources Institute, mais de 4 milhões de hectares de florestas tropicais foram perdidas. Só no Brasil o desmatamento de florestas primárias representou 1,7 milhão de hectares. Um verdadeiro alerta!
Adicionalmente, de acordo com cientistas da ONU, desde 1970 a temperatura da Terra aumentou mais rápido do que em qualquer outro período nos últimos 2 mil anos.
E, claro, não podemos deixar de pontuar que nos últimos 5 anos as temperaturas foram as mais altas já registradas. Em adição, o aumento do nível do mar quase triplicou em comparação ao período entre 1901-1971.
Neste contexto, as emissões de gases poluentes somadas ao consumo desenfreado e ao descarte incorreto de resíduos, impulsionam os desastres naturais e têm impacto direto na saúde de todo o ecossistema.
Não por acaso, estudos estimam que o aquecimento global de 1,5 °C levará a extinção de até 14% das espécies de todo o mundo. Vale lembrar que, infelizmente, a temperatura da Terra já aumentou em 1,1 °C.
A necessidade de viver de maneira sustentável nunca foi tão urgente e, por essa razão, o papel conscientizador da semana do meio ambiente se faz ainda mais necessário.
O que fazer na semana do meio ambiente?
Se por um lado a semana do meio ambiente busca uma maior participação das instituições em pautas sustentáveis, por outro, nós, como cidadãos, podemos fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente.
Confira algumas práticas para adotar nessa semana especial e em todas as outras:
- Fazer o uso racional da água, evitando desperdícios e reaproveitando sempre que possível.
- Separar o lixo doméstico por tipo de material.
- Evitar o consumo desenfreado e adotar hábitos conscientes.
- Reduzir o consumo de plástico de uso único.
- Substituir os produtos químicos por opções naturais e ecológicas.
- Investir em uma horta caseira.
- Utilizar mais transporte público e bicicletas.
- Apagar dispositivos eletrônicos quando não estiver utilizando.
- Moderar o uso de ar-condicionado.
- Reduzir o consumo de luz artificial e aproveitar ao máximo a luz natural.
- Praticar turismo sustentável.
- Disseminar informações sobre o meio ambiente na rede de amigos e familiares.
E aí, quais hábitos você pretende adotar a partir da semana do meio ambiente?