VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom XOALERGIA para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Semana do Meio Ambiente: o que é e o que representa?

Entre 31 de maio e 5 de junho acontece a semana do meio ambiente. Mas, você sabe o que isso significa? Confira no Blog YVY!

Com o objetivo de conscientizar a população e fomentar ações sustentáveis, a semana do meio ambiente, em 2022, inicia-se em 31 de maio e termina em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Acompanhe o texto que preparamos para você e entenda a importância dessa semana!

Origem e propósito da data

Antes de falarmos sobre a semana do meio ambiente, é importante pontuar que o  Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) surgiu em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia.

Desde que a data foi criada, a ONU promove um evento anual de celebração do meio ambiente. Um encontro cujo propósito é conscientizar cidadãos do mundo inteiro sobre a necessidade de mitigar os danos ao ecossistema.

Além disso, outro pilar trabalhado na data é o incentivo a empresas, chefes de estados e governos para que estes invistam em energias renováveis e limpas — reduzindo, portanto, as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Em 2022 o evento completa 50 anos e tem como tema “Uma Só Terra”:

No universo há bilhões de galáxias,

Na nossa galáxia há bilhões de planetas,

Mas temos uma só Terra. – ONU

Já em esfera nacional, desde 1981 com o Decreto nº 86.028, o Brasil celebra a semana do meio ambiente. Uma iniciativa criada para apoiar as ações e diretrizes estabelecidas pelas Nações Unidas.

Trata-se de uma semana inteira dedicada a discutir questões ambientais e impulsionar movimentos de preservação dos recursos naturais.

Adicionalmente, durante a semana do meio ambiente cresce a disseminação de conteúdos que visam alertar a população em geral sobre a urgência de proteger a natureza.

Renovar é natural Por que limpar a casa com produtos naturais em 2022

O mundo pede socorro!

Se em 1972 o cuidado com o meio ambiente já era uma preocupação, imagine na atualidade, dado que o desequilíbrio ambiental causado pelas ações humanas é cada vez mais catastrófico.

Em 2020, segundo o World Resources Institute, mais de 4 milhões de hectares de florestas tropicais foram perdidas. Só no Brasil o desmatamento de florestas primárias representou 1,7 milhão de hectares. Um verdadeiro alerta!

Adicionalmente, de acordo com cientistas da ONU, desde 1970 a temperatura da Terra aumentou mais rápido do que em qualquer outro período nos últimos 2 mil anos.

E, claro, não podemos deixar de pontuar que nos últimos 5 anos as temperaturas foram as mais altas já registradas. Em adição, o aumento do nível do mar quase triplicou em comparação ao período entre 1901-1971.

Neste contexto, as emissões de gases poluentes somadas ao consumo desenfreado e ao descarte incorreto de resíduos, impulsionam os desastres naturais e têm impacto direto na saúde de todo o ecossistema.

Não por acaso, estudos estimam que o aquecimento global de 1,5 °C levará a extinção de até 14% das espécies de todo o mundo. Vale lembrar que, infelizmente, a temperatura da Terra já aumentou em 1,1 °C.

A necessidade de viver de maneira sustentável nunca foi tão urgente e, por essa razão, o papel conscientizador da semana do meio ambiente se faz ainda mais necessário.

Produtos de limpeza concentrados descubra os benefícios 1

O que fazer na semana do meio ambiente?

Se por um lado a semana do meio ambiente busca uma maior participação das instituições em pautas sustentáveis, por outro, nós, como cidadãos, podemos fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente.

Confira algumas práticas para adotar nessa semana especial e em todas as outras:

  1. Fazer o uso racional da água, evitando desperdícios e reaproveitando sempre que possível.
  2. Separar o lixo doméstico por tipo de material.
  3. Evitar o consumo desenfreado e adotar hábitos conscientes.
  4. Reduzir o consumo de plástico de uso único.
  5. Substituir os produtos químicos por opções naturais e ecológicas.
  6. Investir em uma horta caseira.
  7. Utilizar mais transporte público e bicicletas.
  8. Apagar dispositivos eletrônicos quando não estiver utilizando.
  9. Moderar o uso de ar-condicionado.
  10. Reduzir o consumo de luz artificial e aproveitar ao máximo a luz natural.
  11. Praticar turismo sustentável.
  12. Disseminar informações sobre o meio ambiente na rede de amigos e familiares.

E aí, quais hábitos você pretende adotar a partir da semana do meio ambiente?

Você também pode gostar de ler...

Chamada Selo Ecológico ABNT. AO fundo, imagem da visão de cima de uma floresta.

Selo Ecológico ABNT dos produtos YVY: saiba o que é

A ABNT é responsável por regulamentar e estabelecer diretrizes de segurança de produtos, serviços, materiais e documentos. Dentre as normas da Associação está o Selo Ecológico ABNT, que garante a confiabilidade de produtos como os da YVY, totalmente naturais e sustentáveis. Confira!

Leia mais »