Para além dos aspectos decorativos, algumas espécies de plantas são ideais para ter no interior da casa, isto porque contam com benefícios que auxiliam tanto na promoção do bem-estar, como na purificação do ar ao longo do dia.
Confira 5 dicas de plantas para ter no quarto e escolha a sua!
Aloe Vera
Também conhecida como babosa, a aloe vera é comumente utilizada para fins medicinais e estéticos, auxiliando, por exemplo, no processo de cicatrização de feridas e queimaduras. Felizmente, os benefícios desta planta de folhas suculentas não param por aí.
A aloe vera é um purificador de ambientes natural e atua na absorção de componentes tóxicos presentes no ar, inclusive aqueles emitidos por aparelhos eletrônicos, como computadores e televisões.
Gérbera
Característica por suas flores de cores vibrantes, a gérbera é uma planta silvestre amplamente utilizada na decoração de eventos. Mas, o que poucos sabem, é que essa pequena planta é uma ótima aliada quando o assunto é sono de qualidade, pois, além de purificar, absorve as impurezas do ar – sobretudo aquelas emitidas por cigarros.
O cultivo pode ser feito em vasos de diferentes tamanhos, desde que estes sejam colocados em um local arejado e no qual haja incidência solar por algumas horas do dia.
Lavanda
De fácil cultivo e popularmente conhecida por seu aroma incomparável, a lavanda, ou alfazema, é uma boa opção de planta para o quarto, isto porque contribui na promoção do bem-estar, reduzindo os níveis de estresse e de ansiedade.
Adicionalmente, as flores da lavanda auxiliam no relaxamento e indução ao sono, sendo recomendadas, inclusive, para quartos de crianças com dificuldades para dormir.
Espada de São Jorge
Rodeada de histórias místicas, a espada de são jorge é uma planta de fácil cultivo e que requer poucos cuidados. Dentre os principais benefícios proporcionados pela espécie, destaca-se a sua ação purificadora, pela qual absorve, durante o dia, substâncias tóxicas do ar e, pela noite, libera oxigênio limpo, proporcionando um sono mais tranquilo.
No entanto, vale lembrar que as folhas da espada de são jorge não devem ser ingeridas, razão pela qual é importante deixá-la fora do alcance de crianças pequenas ou pets.
Palmeira Areca
É inevitável falar de purificação e não citar a palmeira areca, uma planta ideal para filtrar o ar e controlar a umidade do ambiente. Dado seu ritmo de crescimento, requer podas periódicas ao longo do ano.
Como cuidados adicionais, é necessário regar a palmeira areca com regularidade, deixá-la em um local onde haja incidência de luz natural e, principalmente, manter o solo fértil, utilizando preferencialmente adubos orgânicos.