Óleos essenciais: o seu poder na saúde e na limpeza

crystalweed cannabis Qd37vTyByBs unsplash

Você sente dificuldade em relaxar em casa, busca uma forma natural de limpeza ou quer cuidar mais da sua saúde mental?  Que tal experimentar o poder dos óleos essenciais e ver a mudança que tanto espera?

Acompanhe o artigo que preparamos para você e conheça os principais benefícios dessas poderosas essências naturais.

O que são óleos essenciais?

Provavelmente você já tenha escutado alguém falar sobre os benefícios dos óleos essenciais, como, por exemplo, seu efeito analgésico, sua atuação no alívio da ansiedade e suas propriedades antibacterianas.

Mas, afinal, você sabe o que são?

Em termos simples, são essências voláteis (evaporam quando expostas ao ar) extraídas de plantas aromáticas, como a lavanda, a laranja doce, a melaleuca, o alecrim, o eucalipto, a camomila e a canela.

Seu principal uso está associado à aromaterapia, um método que busca restaurar o equilíbrio das emoções e promover o  bem-estar físico e mental a partir das essenciais naturais.

Já conhece as cápsulas de limpeza natural da YVY?
Já conhece as cápsulas de limpeza natural da YVY?

 Usos e benefícios dos óleos essenciais

  1. Massagens Terapêuticas

Os óleos essenciais podem ser usados em massagens terapêuticas que beneficiam o corpo e a mente, pois auxiliam no relaxamento dos músculos, estimulam a circulação sanguínea e diminuem o estresse.

 Escalda-pés

Ao diluir algumas gotas dos óleos essenciais em água quente e mergulhar os pés, os vasos sanguíneos se dilatam e, consequentemente, pés e pernas recebem mais sangue. Resultado? Maior relaxamento do corpo e redução da tensão nervosa.

Óleos Essenciais e seus benefícios na saúde e limpeza.
Óleos Essenciais e seus benefícios na saúde e limpeza.
  1. Compressa Aromática

As compressas aromáticas (2 gotas de óleo essencial para meio litro de água) são recomendadas para partes específicas do corpo e podem ser quentes ou frias, a depender do incômodo que se busca aliviar.

Compressas frias: normalmente utilizadas para casos de inchaços, febre, dor de cabeça e lesões.

Compressas quentes: indicadas para  dores musculares, cólica, dor de ouvido e inflamações em geral.

  1. Banho de Vapor

Os óleos essenciais podem ser inalados para aliviar casos de irritações nas vias respiratórias.

Esse processo pode ser feito tanto por meio de inalação a seco, como por banho de vapor.

Para o banho de vapor facial basta colocar água quente em uma bacia e diluir algumas gotas de óleo essencial.

Em seguida, cobrir a cabeça, envolvendo a bacia, fazendo com que o vapor preencha o rosto.

Lembre-se: o uso de óleos essenciais não deve ser exagerado, recomenda-se de 6 a 8 gotas para cada litro de água.

Economize dinheiro e espaço no armário de limpeza!
Economize dinheiro e espaço no armário de limpeza!
  1. Limpeza Natural

Quer usufruir dos benefícios dos óleos essenciais de forma prática e qualidade no seu dia a dia? Aposte nos produtos naturais de limpeza e leve o poder das essenciais para todos os ambientes da sua casa. Além de se livrar dos ingredientes tóxicos dos produtos sintéticos, você estará promovendo um ambiente mais saudável dentro do lar.

Com ação antisséptica, antimicrobiana e antiviral, esses óleos ajudam na limpeza e higienização das superfícies, além de espalharem aromas que acalmam as emoções, impulsionam a sensação de bem-estar e induzem ao relaxamento.

Cada produto YVY conta com uma fragrância refrescante e com diversos benefícios. Para saber mais sobre os kits YVY, clique aqui!

 Contraindicações

Apesar de serem naturais, na hora de usar os óleos essenciais é preciso ter os seguintes pontos em conta:  tempo de utilização, dosagem, local de aplicação e composição química.

Nesse sentido, antes de aplicar no corpo, é recomendado fazer um teste de contato (colocar um pouco do óleo essencial no antebraço para verificar se não ocorre reações alérgicas ou irritações).

Do mesmo modo, vale ler as instruções de uso especificadas pelos fabricantes, já que alguns óleos essenciais não podem ser usados puros e precisam ser diluídos em óleos vegetais.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde mental? Confira nossas dicas para aumentar o bem-estar na sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dez =