5 livros sobre sustentabilidade e meio ambiente

5 livros sobre sustentabilidade e meio ambiente

Seja ficção, ação, aventura, mistério, romance, biografia ou até mesmo um livro sobre sustentabilidade, o hábito da leitura traz inúmeros benefícios para o cérebro humano, dentre os quais o estímulo da criatividade, aumento da capacidade de sentir empatia e a ativação do senso crítico. Estudos da sociedade do Alzheimer nos Estados Unidos identificaram que o hábito de ler pode até mesmo salvar a memória, retardando em, aproximadamente, 30% a redução do funcionamento do cérebro em pessoas com idades avançadas e diminuindo as chances do desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer.

23 de abril é o dia dedicado aos livros, uma data criada em 1995 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e que é celebrada em diferentes lugares do mundo. Um fato curioso é que esta também é a data da morte do famoso dramaturgo inglês William Shakespeare, autor de obras como Romeu e Julieta, Sonho de Uma Noite de Verão, Hamlet e A Comédia dos Erros.

Assim, para celebrar esta data e estimular o seu cérebro com boas histórias, separamos 5 dicas de livros sobre sustentabilidade que abordam diferentes aspectos do meio ambiente a partir da perspectiva de distintos autores. Confira!

 

  • A vida secreta das árvores | Peter Wohlleben

Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, em “A vida secreta das árvores” (2017) o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben, escreve, de maneira leve e acessível, sobre as descobertas acerca do incrível – e ainda desconhecido – mundo das árvores e florestas, baseando-se em um conteúdo de mais de 20 anos de pesquisas científicas. Apesar de se tratar de um livro sobre sustentabilidade, com foco no ecossistema da flora, o texto tem uma linguagem descomplicada e agradável, contando com informações curiosas como, por exemplo, o fato das árvores serem seres extremamente sociais, a ponto de compartilharem nutrientes e informações entre si.

  • Planeta Terra em Perigo | Elizabeth Kolbert

Jornalista e escritora estadunidense, Elizabeth Kolbert visitou lugares ao redor do mundo que não estão nas rotas mais prestigiadas pelos turistas e relatou o que está acontecendo com a natureza e o ecossistema global. “Planeta Terra em Perigo” (2008) trata-se não só de um livro sobre sustentabilidade, mas também um relato de como as mudanças climáticas já estão afetando pessoas nos 6 continentes da Terra e, por outro lado, como o meio ambiente está dentro de um embate entre a ciência e a política.

  • A ferro e Fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira | Warren Dean

Warren Dean foi um historiador estadunidense considerado por muitos pesquisadores um “brasilianista”, pois dedicou sua carreira acadêmica a pesquisar temas do Brasil e a relação entre homens e a natureza, como, por exemplo, os estudos que deram origem ao livro sobre sustentabilidade: “A Ferro e Fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira” (1996).  

  • Nós somos o clima: Salvar o planeta começa no café da manhã | Jonathan Safran Foer

O livro sobre sustentabilidade e meio ambiente “Nós somos o clima” (2020) explora um dilema global: a crise ambiental vivida nos quatro cantos da Terra. Segundo Foer, normalmente não estamos dispostos a fazer grandes sacrifícios para salvar o mundo, mas, caso queiramos contribuir com a mitigação dos impactos na natureza, há uma pequena mudança que podemos fazer diariamente: mudar a nossa alimentação. Mais precisamente, diminuir o consumo exacerbado de produtos de origem animal. Para o autor, “a humanidade tem uma tendência de subestimar seu próprio poder de criação e destruição”.

  • Ideias para adiar o fim do mundo | Ailton Krenak

Reconhecido internacionalmente, Ailton Krenak é brasileiro, natural de Itabirinha (Minas Gerais), e atua como líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor. No livro sobre sustentabilidade e meio ambiente “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019), Krenak critica a visão de que a humanidade é algo separado da natureza e de que somos todos iguais. Do mesmo modo, o escritor faz uma crítica ao que ele chama de “mito da sustentabilidade”, que nada mais é do que a narrativa que muitas corporações usam a fim de justificar suas agressões à natureza. Uma leitura leve, mas com importantes questionamentos.

 

“O fato de podermos compartilhar esse espaço, de estarmos juntos viajando não significa que somos iguais; significa exatamente que somos capazes de atrair uns aos outros pelas nossas diferenças, que deveriam guiar o nosso roteiro de vida.” – Ailton Krenak

E aí, qual outro livro sobre sustentabilidade você incluiria nesta lista?

Fragrâncias: 10 curiosidades que você não sabia

Você sabia que uma única fragrância pode conter até 300 ingredientes diferentes em sua composição? Confira agora 10 curiosidades sobre o universo olfativo.

TerpenOil: conheça a empresa que originou a YVY

Quando o assunto é limpeza sustentável, a TerpenOil é uma das pioneiras no Brasil. A empresa que deu origem à YVY atua no país há mais de 14 anos e é a única do mercado nacional a oferecer produtos para a manutenção de Green Buildings.