Alergias respiratórias e Limpeza: Saiba como evitar

Alergias respiratórias e Limpeza: Saiba como evitar

As alergias respiratórias são reações do nosso corpo que indicam que algo está errado, um sinal de alerta. Bronquite, rinite e asma são as mais comuns e se manifestam principalmente com a queda da temperatura – períodos frios e tempo seco-, e com o contato prolongado com ácaros e microorganismos que afetam a saúde.

Para evitar as alergias respiratórias ou diminuir os seus efeitos, separamos algumas dicas simples que podem fazer total diferença para a manutenção da sua saúde e bem-estar.

Lave as roupas de frio

Geralmente quando a temperatura cai ou entramos na estação mais fria do ano, tiramos do fundo do guarda-roupa aquele casaco quentinho, mas que, devido ao tempo guardado, pode estar cheio de ácaros e fungos – microorganismos que provocam alergias. Por isso, é importante lavar essas peças antes de usá-las, um cuidado necessário para manter a saúde em dia.

Casa limpa é primordial

O ácaro da poeira domiciliar é responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias, podendo, portanto, ser evitado com bons cuidados de limpeza. Para os moradores que já foram diagnosticados com alergias, separamos 10 dicas de limpeza para pessoas alérgicas. Além disso, troque com regularidade as fronhas e lençóis de cama e, se possível, invista em capas com material hipoalergênico.

 Mantenha a casa ventilada

Espaços fechados e sem circulação do ar acumulam agentes que causam alergias respiratórias, além de bactérias, germes e vírus. Por isso, é essencial deixar janelas e portas abertas sempre que possível, permitindo a entrada de luz natural e de corrente de ar. Assim, os ambientes ficam mais limpos e, consequentemente, mais seguros e saudáveis.

Hidrate-se

Manter o corpo hidratado é também uma maneira de evitar complicações alérgicas, isto porque caso o corpo fique desidratado, as mucosas nasais ressecam e são elas as responsáveis por inibir a entrada de poluição e reter as impurezas do ar que respiramos. Vale lembrar que em tempos de baixa umidade do ar, especialistas recomendam aumentar o consumo de líquido em cerca de 20%.

Adeus alergias respiratórias

Assim como manter o corpo hidratado, lavar as narinas é essencial, pois ajuda a prevenir alergias respiratórias. O nariz é um filtro e, como qualquer outro, precisa ser limpo constantemente, a fim de remover impurezas, desobstruir as narinas e promover uma respiração mais leve.