Fragrâncias: conheça as plantas mais utilizadas

Chamada Fragrâncias: conheça as plantas mais utilizadas. Ao fundo, imagem de uma plantação de lavanda.

Você sabia que a indústria de fragrâncias faz uso de mais de 2.800 matérias primas? Tudo isso para chegar na combinação ideal que atende ao gosto de diferentes perfis de pessoas ao redor do mundo. A demanda é tanta que a venda dos ingredientes naturais usados na produção de fragrâncias gera anualmente cerca de 10 milhões de dólares ao mercado global.

Sejam flores ou ervas, as plantas aromáticas sempre dão aquele toque especial da natureza às fragrâncias. Confira agora quais são as mais utilizadas pelas indústrias na fabricação de produtos variados:

 

Flor de cerejeira

Logo após o inverno, o Japão entra em uma fase super perfumada: a floração das cerejeiras (hanami, em japonês). Um espetáculo natural que atrai turistas e moradores locais. Para o povo japonês, o hanami simboliza a beleza efêmera e o curto tempo de duração da vida, pois, após desabrocharem, as flores duram somente alguns dias. Com um aroma leve e delicado, a flor da cerejeira é utilizada na produção de fragrâncias para diferentes tipos de produtos, como cosméticos, perfumes e difusores.

Lavanda

Comumente utilizada na criação de fragrâncias para produtos de limpeza, incensos, sabonetes e aromatizadores de ambiente, a lavanda está, sem dúvidas, entre as principais plantas aromáticas do mundo. É possível sentir o cheirinho inconfundível dessa flor no Desinfetante YVY,  o único desinfetante 100% natural certificado pela ANVISA.

Cravo

Considerado uma flor divina pelos gregos, o cravo faz parte da família olfativa floral, tem um aroma delicado e possui mais de 300 espécies e variedades. Além da fragrância, o cravo também é conhecido por ser um símbolo da sorte, atraindo boas energias e vitórias. Um fato curioso é que na cidade de Roma essa planta recebeu o nome de flor de Júpiter, em referência ao deus mitológico.

Eucalipto

O eucalipto tem aroma mentolado e é amplamente utilizado na produção de fragrâncias, sobretudo de produtos de limpeza, higiene e bem-estar. Além disso, essa planta possui uma característica que viabiliza o processo: as folhas rebrotam com facilidade, mesmo após muitos  cortes. Com alto teor de óleo essencial, o eucalipto traz inúmeros benefícios, como ação descongestionante, desinfetante e auxilia no alívio da ansiedade e do estresse.

Rosas

As fragrâncias das rosas são umas das mais conhecidas no mundo todo e são amplamente utilizadas em uma gama de produtos, como velas aromáticas, hidratantes, difusores e até mesmo em objetos decorativos. Por se tratar de uma flor de fácil cultivo, resistente, com longos períodos de floração e diferentes espécies (cerca de 150), as rosas propiciam a criação de fragrâncias variadas – porém, sempre com um ponto em comum: um cheirinho incomparável.

Camomila

Oferecida pelos egípcios ao deus do Sol, a camomila é uma planta versátil e tem uma fragrância comumente utilizada em produtos de bebês, pois é leve e delicada, ao mesmo tempo em que é refrescante e tem efeitos calmantes, promovendo o bem-estar. Segundo estudos, esta erva medicinal também tem efeitos anti-inflamatórios, desodorante e alivia a insônia.

Produtos YVY: conheça os principais ingredientes

Quais são os ingredientes utilizados na composição dos produtos de limpeza da YVY? Leve o poder da natureza para dentro da sua casa!

Limpeza do celular: como fazer com segurança

Você tem o hábito de fazer a limpeza do seu celular? Provavelmente, o item que mais pegamos na mão durante o dia, o celular é parte fundamental da rotina de quase todos nós. Por essa razão, vamos ensinar como realizar uma higienização segura e eficaz do seu aparelho.