Terpenos: Entenda o que são e suas finalidades

Terpenos: Entenda o que são e suas finalidades

Os terpenos, presentes na composição dos produtos naturais de limpeza YVY, são substâncias produzidas naturalmente por plantas e que podem ser extraídas de raízes, folhas, frutos, flores e sementes. Atualmente, mais de 30 mil tipos de terpenos já foram catalogados.

Alguns deles são voláteis, ou seja,  facilmente liberados no ar. Por isso, são frequentemente encontrados em óleos essenciais, dado seus aromas. No entanto, as condições do solo na qual a planta se encontra, a temperatura e a luminosidade podem influenciar na qualidade do terpeno produzido.

Dentre as plantas que produzem essa substância, destacam-se:  lavanda, eucalipto, cravo, alecrim, limão, mexerica, gengibre e laranja. Nesses casos, o terpeno é extraído em forma de óleo, geralmente por meio do processo de prensagem a frio, destilação a vácuo ou a vapor.

Após extraídos, os terpenos podem ser usados para diferentes finalidades, pois além de possuírem fragrâncias agradáveis, contam com propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e fungicidas, razão pela qual são muito bem-vindos na composição de produtos de cuidado à saúde, cosméticos, perfumes e  produtos de limpeza doméstica. O limoneno, terpeno produzido pelas plantas cítricas, por exemplo, é um ótimo solvente de gordura, enquanto o pineno, originário do eucalipto, sálvia e pinheiro, é um poderoso antisséptico.

Greenwashing: o que significa e qual a sua ameaça?

O termo greenwashing se refere a prática de tentar enganar consumidores sobre os benefícios ambientais de serviços ou produtos. Bora falar sobre greenwasshing?

Limpeza com vinagre: testes comprovam que não funciona

Ao contrário do que se imagina, o vinagre não é um bom produto para limpeza doméstica, aponta estudo da Abralimp. Venha saber mais no blog da YVY.