Terpenos: Entenda o que são e suas finalidades

Terpenos: Entenda o que são e suas finalidades

Os terpenos, presentes na composição dos produtos naturais de limpeza YVY, são substâncias produzidas naturalmente por plantas e que podem ser extraídas de raízes, folhas, frutos, flores e sementes. Atualmente, mais de 30 mil tipos de terpenos já foram catalogados.

Alguns deles são voláteis, ou seja,  facilmente liberados no ar. Por isso, são frequentemente encontrados em óleos essenciais, dado seus aromas. No entanto, as condições do solo na qual a planta se encontra, a temperatura e a luminosidade podem influenciar na qualidade do terpeno produzido.

Dentre as plantas que produzem essa substância, destacam-se:  lavanda, eucalipto, cravo, alecrim, limão, mexerica, gengibre e laranja. Nesses casos, o terpeno é extraído em forma de óleo, geralmente por meio do processo de prensagem a frio, destilação a vácuo ou a vapor.

Após extraídos, os terpenos podem ser usados para diferentes finalidades, pois além de possuírem fragrâncias agradáveis, contam com propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e fungicidas, razão pela qual são muito bem-vindos na composição de produtos de cuidado à saúde, cosméticos, perfumes e  produtos de limpeza doméstica. O limoneno, terpeno produzido pelas plantas cítricas, por exemplo, é um ótimo solvente de gordura, enquanto o pineno, originário do eucalipto, sálvia e pinheiro, é um poderoso antisséptico.

Fragrâncias: 10 curiosidades que você não sabia

Você sabia que uma única fragrância pode conter até 300 ingredientes diferentes em sua composição? Confira agora 10 curiosidades sobre o universo olfativo.

TerpenOil: conheça a empresa que originou a YVY

Quando o assunto é limpeza sustentável, a TerpenOil é uma das pioneiras no Brasil. A empresa que deu origem à YVY atua no país há mais de 14 anos e é a única do mercado nacional a oferecer produtos para a manutenção de Green Buildings.