VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Sabão em pó: por que não é tão eficiente?

Você costuma lavar as roupas com sabão em pó? Conheça as desvantagens desse produto e saiba por que ele não é tão eficiente assim.

Você usa sabão em pó para lavar suas roupas? Apesar das várias opções disponíveis no mercado, poderíamos classificar os lava-roupas em sabão em pó e sabão líquido. No entanto, enquanto o primeiro apresenta uma série de desvantagens, o segundo tende a ser mais econômico e seguro.

Ficou interessado(a) no assunto? Acompanhe a leitura e descubra quais são os inconvenientes que fazem com que o sabão em pó não seja tão eficiente quanto você imagina.

A Formulação do Sabão em Pó

Como você deve saber, ou imaginar, na época dos seus pais ou avós o produto usado para limpar as roupas era o famoso sabão em barra, muitas vezes produzido com componentes químicos nocivos à saúde, como é o caso da soda cáustica.

Em uma tentativa de tornar a ação de lavar a roupa mais simples e fácil, surge, em meados da década de 40, o primeiro sabão em pó.

Anos depois, ainda que com algumas evoluções na fórmula, o lava-roupas em pó segue com uma composição química geral:

  • Tensoativo aniônico: responsável por remover a gordura do tecido.
  • Enzimas: auxiliam na remoção de manchas.
  • Alvejante: age no pigmento do tecido, alterando sua coloração.
  • Fragrâncias: responsáveis pelo aroma do produto.
  • Corantes: dão cor ao pó.

planetcare 23coWmkTNSg unsplash

Desvantagens do Sabão em Pó

Mas, afinal, o sabão em pó limpa os tecidos? A resposta é: sim.

Quando falamos de tecidos comuns, ou seja, que não  precisam de uma lavagem especial ou delicada, o sabão em pó costuma remover as sujidades. Isso porque, como vimos anteriormente, sua formulação foi pensada para este fim.

Contudo, existem algumas desvantagens e é delas que vamos falar agora!

  • Menos economia: ao contrário das versões líquidas, a opção em pó é menos concentrada e, por consequência, bem menos econômica, o que, no final do mês, acaba pesando mais no bolso.
  • Baixa diluição: já lavou a roupa e percebeu resíduos do produto nos tecidos ao retirá-los da máquina?

Isso acontece porque o sabão em pó está formado por partículas grossas que não diluem completamente na água. Infelizmente, essa desvantagem pode acabar danificando as peças.

Além disso, a não diluição também pode causar maus odores nos tecidos, dando a sensação de que sequer foram limpos.

  • Mais química: enquanto o sabão líquido tem menos componentes químicos que alteram a estrutura dos tecidos, as versões em pó são mais agressivas e, por essa razão, desbotam e desgastam as roupas – sobretudo aquelas que são coloridas ou feitas com materiais delicados, como a seda e a lã.

Ademais, esse excesso de química também pode ser prejudicial para pessoas com peles sensíveis.

  • Dosagem: as embalagens dos lava-roupas líquidos são pensadas para uma correta dosagem, enquanto as do sabão em pó, não. A consequência é que muita gente acaba usando mais produto do que deveria e isso impossibilita uma correta lavagem.
  • Danificam a máquina de lavar: a médio e longo prazo, por conta da baixa diluição e dificuldade de dosagem, o lava-roupas em pó pode se acumular no interior da máquina de lavar, bloqueando inclusive os tubos internos.

Resultado? Um pior desempenho do eletrodoméstico e, sem dúvidas,  redução da vida útil do equipamento.

Lava Roupas Natural

Apesar dos inconvenientes apresentados, tanto o sabão em pó quanto o líquido têm uma característica em comum: não eliminam a necessidade do uso de amaciantes, dado que ambos enrijecem as fibras dos tecidos, dando aquele aspecto duro.

A solução para economizar e fugir do uso do amaciante é apostar em lava-roupas naturais, ou seja, com formulação livre de componentes sintéticos.

O Lava Roupas YVY, por exemplo, é de origem vegetal e de fonte renováveis,  limpa as roupas sem danificar os tecidos e não enrijece as fibras.

Além disso, é mais sustentável, pois demanda menos água no processo de fabricação e emite menos CO2 ao longo de toda a cadeia de produção e consumo. Benefícios pensados para quem sabe que cuidar das roupas sem poluir o meio ambiente é o mínimo.

Quer saber mais sobre cuidados com a roupa? Confira nosso artigo sobre como prolongar a durabilidade dos tecidos e entenda como cuidar melhor das suas peças!

Você também pode gostar de ler...