VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Saúde no inverno: como se cuidar durante o tempo frio!

Chamada Saúde no Inverno. Ao fundo, imagem de um homem de touca e enrolado em uma coberta.

É chegada a hora de tirar aquele casaquinho do fundo do armário e colocar os cobertores pra jogo. O inverno chegou e com ele também a necessidade de dar uma atenção especial à saúde, já que o frio proporciona situações que influenciam a queda da imunidade e o desenvolvimento de doenças respiratórias e resfriados, por conta do ar mais seco, aglomeração de pessoas em locais fechados (circulação de vírus), diminuição da ingestão de água, oscilações de temperatura, etc.

Confira agora 5 dicas para manter a sua saúde em dia durante este inverno:

1) Beba água, de novo e de novo

Cai a temperatura, cai também a ingestão de água. Contudo, o corpo é fortemente impactado, pois, o ar mais seco, característico do inverno, resseca as vias respiratórias, comprometendo a atuação do sistema imunológico. Além disso, a hidratação também é importante para regular a temperatura corporal e eliminar toxinas, processo primordial para a manutenção da saúde. Então, antes de continuar a leitura, beba um pouco de água.

2) Deixe o ar circular

Mantenha os ambientes da casa sempre ventilados. Abra janelas e portas e deixe o ar fresco circular por algumas horas. Ainda que no inverno seja mais cômodo ficar em locais fechados e quentinhos, é essencial deixar os ambientes arejados, evitando assim o desenvolvimento de alergias respiratórias.

3) Adote uma alimentação balanceada

Nem só de sopa vive o homem. E quando o assunto é se cuidar em períodos de inverno, vale investir em alimentos naturais ricos em vitaminas e nutrientes, como frutas cítricas, cenoura, abóbora, alimentos integrais, batata-doce, inhame, grãos e gengibre – uma raiz importante no combate a inflamações na garganta e infecções respiratórias comuns nesta estação do ano.

4) Não se esqueça da Vitamina D

Mesmo no inverno, aproveite alguns minutos de luz solar. Essa ação estimula a produção de vitamina D pelo organismo e contribui para o fortalecimento da imunidade, prevenindo doenças. O calor também promove a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação. Além disso, há quem diga que o sol é um ótimo aliado na manutenção do bom humor e do aumento da sensação de bem-estar.

5) Limpe a casa com regularidade

Sim, manter a casa limpa e devidamente higienizada é essencial em qualquer uma das quatro estações. Porém, no inverno as chances de desenvolver alergias respiratórias são potencializadas, por isso é realmente importante fazer uma limpeza periódica dos cômodos, assim como trocar fronhas, lençóis e toalhas, evitando a proliferação de ácaros e outros microrganismos nocivos à saúde.

Gostou das nossas dicas? Confira muito mais aqui no blog YVY.