VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Terpenos: Entenda o que são e suas finalidades

Capa Terpenos

Os terpenos são substâncias imprescindíveis em nosso planeta. Graças a eles, os vegetais desempenham muitos dos papéis que conhecemos, desde o uso na perfumaria ao uso medicinal.

 

Por mais que atue nos bastidores, esse composto é de extrema importância e está envolvido em produtos que usamos. Por isso, é sempre interessante conhecer mais sobre sua função e sobre como encontrá-lo na natureza.

 

Tem interesse em saber mais? Confira!

 

Terpenos: O que é?

 

Os terpenos, presentes na composição dos produtos naturais de limpeza YVY, são substâncias produzidas naturalmente por plantas e que podem ser extraídas de raízes, folhas, frutos, flores e sementes.

 

Atualmente, mais de 30 mil tipos de terpenos já foram catalogados.

 

Alguns deles são voláteis, ou seja,  facilmente liberados no ar. Por isso, são frequentemente encontrados em óleos essenciais, dado seus aromas.

 

No entanto, as condições do solo na qual a planta se encontra, a temperatura e a luminosidade podem influenciar na qualidade do terpeno produzido.

 

Dentre as plantas que produzem essa substância, destacam-se:  lavanda, eucalipto, cravo, alecrim, limão, mexerica, gengibre e laranja.

 

Nesses casos, o terpeno é extraído em forma de óleo, geralmente por meio do processo de prensagem a frio, destilação a vácuo ou a vapor.

Terpenos: para que serve?

 

Uma das funções dos terpenos é oferecer o cheiro e o gosto de frutas e vegetais. Assim, corresponde a características essenciais e marcantes, como o fator cítrico do limão.

Terpenos: para que serve? Fator Cítrico

Contudo, essa é a função que mais percebemos como humanos. No ecossistema natural, a substância atua de diferentes formas.

 

Primeiro, ela ajuda a proteger as plantas, afastando predadores e espécies indesejadas com seu odor. Além disso, protege as folhas contra ação solar, iluminação, incidência de raios UV e outras questões nutricionais.

 

Por outro lado, o terpeno também pode servir para atrair insetos a fim de ajudar no crescimento de uma planta, como no processo de polinização. Seu odor pode ser o responsável por essa atração.

 

Como usar terpenos?

 

Para os humanos, a substância é usada em óleos essenciais. Por ser responsável pelo cheiro característico dos produtos, ele é aproveitado para criação de perfumes, tintas, ceras e cosméticos em geral.

 

Além disso, destaca-se ultimamente seu uso para tratamentos na área da saúde.

 

Onde são encontrados os terpenos?

 

Em todos os tipos de vegetais. Plantas, frutas, sementes, folha, raízes. Alguns exemplos são: limão, laranja, orégano, lavanda, alecrim, sálvia, gengibre, etc.

 

Na laranja e no limão, o terpeno responsável pelo aspecto cítrico é um do tipo limoneno, o mais predominante no nosso planeta. Também está incluído em produtos e em compostos que usamos constantemente.

 

Quais são os tipos de terpenos?

 

Vamos falar de alguns tipos de terpenos.

 

O mirceno é considerado um pouco cítrico, mas seu fator característico é o odor amargo. Está presente em frutas como manga. Tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

 

O limoneno, já citado, é o principal causador do gosto e odor das frutas cítricas. Pode ser usado em tratamentos contra bactérias, fungos e câncer.

 

O beta cariofileno é um tipo amadeirado, com gosto cítrico e ardente. Trabalha no controle da pressão sanguínea e na redução da intensidade de dores. Está presente, principalmente, em pimentas.

 

O linalol é um terpeno que possibilita os efeitos relaxantes de plantas como a lavanda. Possui efeito sedativo e pode até ser usado para tratamentos mais complexos, como no caso de um câncer.

Terpenos: quais são os tipos?

O pineno, por sua vez, serve como um energético e está presente em eucaliptos e em pinheiros. Também ajuda na manutenção de foco.

 

Óleos essenciais

 

Como vimos, um dos produtos derivados dos terpenos é justamente o óleo essencial. É um produto muito usado em tratamentos e na chamada aromaterapia.

 

Cada terpeno possui uma característica distinta, então o uso depende do objetivo. Pode ser usado para estimular foco/atenção e também para inspirar relaxamento.

 

Além disso, há efeitos dos óleos em tratamentos bactericidas e em procedimentos mais difíceis e demorados.

 

Falando nisso, a fragrância dos produtos da YVY é feita com óleos essenciais 100% naturais! Agora que você já sabe tudo sobre os terpenos, que tal levar seus benefícios para sua casa junto com a limpeza e o cheirinho terapêutico que só nossas cápsulas possuem?

 

Conheça o Kit Faxina para Dois e experimente cada uma das cápsulas YVY.

 

Conclusão

 

Os terpenos são substâncias presentes na maioria dos vegetais. Cumprem a função de protegê-los e estimular o seu crescimento, sendo que para os humanos a principal marca é o gosto e o odor dos frutos e das plantas.

 

Seu uso em óleos essenciais se destaca por propriedades curativas. Além disso, se destaca a aplicação em perfumaria e produtos de limpeza, sendo um componente natural que faz bem ao ambiente.