Portas e janelas fechadas, falta de circulação de ar e de luz natural, acúmulo de umidade. O ambiente perfeito para o surgimento de mofo, colônias de microrganismos que, quando não eliminadas, podem causar doenças respiratórias e reações alérgicas.
Felizmente, com uma boa rotina de limpeza e com os produtos adequados, eliminar o mofo da casa pode ser uma tarefa rápida e eficiente. Confira!
O que é o mofo?
Também conhecido como bolor, o mofo nada mais é do que matéria orgânica formada por fungos, microrganismos que causam impactos diretos à saúde humana e podem ser identificados a olho nu, já que formam manchas escuras nas superfícies.
O mofo se prolifera através da formação de esporos e, sobretudo, em locais internos, quentes e com umidade, por isso é tão comum encontrá-lo nos rejuntes dos azulejos do banheiro e nas paredes da cozinha, causando um aspecto sujo.
No entanto, não se trata apenas de uma questão de estética, pois algumas espécies de fungos, como a Stachybotrys Chartarum, liberam toxinas que podem causar inflamação no sistema respiratório. Um verdadeiro perigo!
Ademais, além das doenças respiratórias, o mofo também é responsável por causar irritações na pele, assim como reações alérgicas nos olhos, nariz e garganta.
Como eliminar o mofo?
Quando o assunto é eliminar e prevenir o mofo, o primeiro passo a ser dado é adquirir o hábito de abrir as janelas e portas diariamente, possibilitando a ventilação e circulação do ar pelos cômodos da casa.
Para eliminar as colônias de fungos, é sempre preferível utilizar produtos naturais com ação desinfetante, já que estes, por conterem uma fórmula baseada em fontes vegetais, limpam as superfícies sem causar irritação em quem está realizando a faxina ou transitando pelo ambiente.
No caso do Desinfetante YVY, por exemplo, a aplicação deve ser feita diretamente na superfície contaminada pelo mofo, borrifando o produto em toda a extensão e deixando agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, basta esfregar a superfície com o auxílio de uma escova e enxaguar, removendo todos os resíduos.
Uma boa dica é fazer a higienização de banheiros e cozinhas, cômodos onde há alta presença de umidade, ao menos uma vez por semana. De modo a prevenir o surgimento de bolor e a proliferação de outros microrganismos nocivos à saúde.
Adicionalmente, uma alternativa para deixar os móveis da casa livres de mofo é usar saquinhos desumidificadores. Normalmente feitos com gel de sílica, são ótimos aliados na absorção da umidade e conservação dos materiais.