Já falamos aqui no Blog YVY sobre os benefícios que uma casa limpa e organizada tem para a saúde. Neste artigo, a saúde e o bem-estar também são protagonistas, mas dessa vez considerando a qualidade do ar.
Acompanhe a leitura para conhecer dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do ar da sua casa de forma natural!
Deixe o ar entrar!
Você conhece alguma das doenças que podem ser causadas pelo ar contaminado? Dores de cabeça, resfriados, alergias e problemas respiratórios são alguns exemplos do que a baixa qualidade do ar pode fazer com a sua saúde.
Por isso, a ventilação é tida como o primeiro passo para melhorar a qualidade do ar e prevenir doenças causadas por microrganismos.
A regra é clara: deixe o ar entrar! Ventile diariamente a sua casa abrindo portas e janelas.
Para as épocas mais frias do ano, é recomendável deixar os ambientes arejados por pelo menos 30 minutos. Dessa forma, você possibilita que o ar se renove e minimiza as chances de transmissão de doenças causadas por vírus e fungos.
Tenha plantas em casa
Na sala, na cozinha, na varanda ou no quarto. Ter plantas pela casa é uma excelente forma de decorar os espaços e melhorar a qualidade do ar naturalmente.
Com capacidade de filtrar os poluentes presentes no ar, as plantas ajudam a purificar o ambiente, promovendo a sensação de bem-estar.
Alguns exemplos de plantas para se ter em casa são: aloe vera, lavanda, suculentas, gerberas, hera, lírio-da-paz e espada de são jorge.
Evite o acúmulo
Quanto mais coisas acumuladas pela casa, mais difícil se torna a tarefa de deixar tudo limpo e organizado. Por isso, para evitar a concentração de ácaros e poeira, elimine os excessos!
Não fume em casa
Pode parecer óbvio, mas é preciso reforçar: se você quer melhorar a qualidade do ar da sua casa, evite fumar dentro dos ambientes.
Além das doenças graves causadas pelo cigarro, as partículas emitidas pela fumaça ficam no ar e são nocivas para todos os moradores – incluindo aqueles que não fumam.
Adicionalmente, ao adquirir o hábito de não fumar dentro de casa, você evita que o mau cheiro permeie os ambientes.
Acabe com os focos de umidade
Vilã de quem sofre com problemas respiratórios, a umidade nas paredes e tetos, além de gerar um mau aspecto nos ambientes, também é um terreno propício para a proliferação de fungos, o famoso mofo.
Assim, para garantir a qualidade do ar nos espaços domésticos, é fundamental que se identifique e elimine todos os focos de umidade.
Para saber como eliminar o mofo de azulejos e rejuntes, acesse o passo a passo e remova-o de forma prática.